A assessoria de comunicação é formada por, pelo
menos, um profissional de cada área da comunicação social, ou seja,
jornalistas, publicitários e relações-públicas. O trabalho exercido por essa
assessoria de comunicação é mais completo e aprofundado, por isso se torna
necessário formar o Departamento de Comunicação da empresa. Dentre outros
itens, devem saber quais são os pontos negativos da organização e tentar
apresentar meios para solucioná-los, além de criar um ambiente harmônico entre
os colaboradores, desde o cargo mais baixo ao caego mais alto da empresa. Os
assessores de comunicação precisam ter conhecimento sobre as ações do
Departamento de Recursos Humanos, saber direcionar as informações para os diversos
públicos que abrange na comunicação interna e externa e ainda desenvolver
campanhas e propagandas publicitárias.
Subdivisões
Relações Públicas: trabalha com o fluxo de informação interno. Ou, em determinados casos, lidar com a comunidade externa imediatamente ligada ao assessorado (vizinhanças das instalações, comunidade acadêmica, classe profissional etc.). A função do Relações Públicas é cuidar da imagem pessoal ou institucional do assessorado, e elaborar produtos de Comunicação para circulação interna, como intranet, house organ, newsletter, informativos, murais, etc.. Pode também exercer funções de ombudsman.
Assessoria de Imprensa: trabalha com informação jornalística, lidando com jornalistas, preparando press-releases (comunicados de imprensa) e procurando controlar (aumentar ou restringir) o fluxo de informação que é veiculado na mídia sobre o assessorado.
Publicidade & Propaganda: campanha publicitária, comercial, anúncios, outdoors.
Relações Públicas: trabalha com o fluxo de informação interno. Ou, em determinados casos, lidar com a comunidade externa imediatamente ligada ao assessorado (vizinhanças das instalações, comunidade acadêmica, classe profissional etc.). A função do Relações Públicas é cuidar da imagem pessoal ou institucional do assessorado, e elaborar produtos de Comunicação para circulação interna, como intranet, house organ, newsletter, informativos, murais, etc.. Pode também exercer funções de ombudsman.
Assessoria de Imprensa: trabalha com informação jornalística, lidando com jornalistas, preparando press-releases (comunicados de imprensa) e procurando controlar (aumentar ou restringir) o fluxo de informação que é veiculado na mídia sobre o assessorado.
Publicidade & Propaganda: campanha publicitária, comercial, anúncios, outdoors.
Dentro de uma instituição, empresa ou entidade é
importante manter a boa relação com os veículos de comunicação, sejam eles
impressos, virtuais ou eletrônicos. Para essa comunicação ser eficaz e ter
credibilidade, o papel do assessor de imprensa é
fundamental. Pela qualidade e constância do trabalho do jornalista, ele tende a
levar até a mídia a postura da empresa e melhorar sua imagem, seus valores
perante a sociedade em si. Tornam pessoas, personalidades, empresas, órgãos
públicos, a serem vistos e bem lembrados.
O papel da assessoria também
é fundamental em momentos de crise, pois quando uma empresa enfrenta um grave
problema, a sua reputação está em risco. Mais do que isso, os seus resultados
financeiros podem ser afetados como a redução das vendas, perda do valor de
mercado, falta de credibilidade, investimentos jogados fora, altas indenizações
e multas. Nesse momento, a comunicação é uma das ferramentas mais importantes
para proteger os interesses das empresas e trabalhar para que a imagem das
instituições seja recuperada. Por isso, o trabalho da assessoria de imprensa é
peça fundamental para gerenciar a crise e
talvez até solucionar o problema ou fazer com que ele seja esquecido.
A crise dentro de empresas e instituições acontece cada
dia de forma mais veloz e constante. Se ontem era uma empresa farmacêutica com
credibilidade, amanhã um erro na fabricação de um remédio pode atingir milhares
de pessoas e colocar o nome da marca na lama, fazendo com que a empresa caia no
descrédito. Mas, às vezes, nem é preciso errar para que se tenha o nome
manchado publicamente.
A assessoria de comunicação pode ser entendida como uma das estratégias para facilitar a relação entre a imprensa e as empresas, organizações ou pessoas físicas. É ter um profissional capaz de gerenciar as informações relevantes e apresentá-las de forma atrativa para conseguir se destacar na imprensa diante de tantas novidades diárias, mas a assessoria de comunicação depende de um profissional responsável em apurar informações de seus clientes e transformá-las em conteúdo de interesse para os veículos de comunicação.
As assessorias de imprensa têm o objetivo de superar as expectativas de seus clientes e criar opções para que cada um deles possa escolher a estratégia mais adequada ao seu perfil, agilidade e criatividade são fatores importantes para compreender a evolução do mercado. Para acompanhar a rapidez das mudanças e o surgimento de novas tendências, as assessorias de imprensa elaboram projetos de comunicação personalizados de acordo com o perfil do cliente.
Para estreitar o relacionamento com a mídia, em
especial com os veículos-chave para a empresa, é importante contar sempre com o
auxílio de uma agência de comunicação especializada em assessoria de imprensa.
Enfim, todas as organizações e profissionais devem estar cientes das diferenças
entre as assessorias de imprensa e de comunicação, devem também saber da
importância de ambas para o desenvolvimento da empresa em prol do sucesso.
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