Reunido na tarde da última quarta-feira (6/6) sob a coordenação do Ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) apontou que está garantido o suprimento eletroenergético do Sistema Interligado Nacional (SIN) e que o risco de qualquer déficit de energia em 2018 é igual a 0,2 para o subsistema Sudoeste/Centro-Oeste e 0,0 para o subsistema Nordeste.
Entre os destaques estão as medidas operativas durante a Copa do Mundo apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), que aumentará o segurança operacional do SIN durante os jogos. O intervalo de operação especial terá início duas horas antes e finalizará duas horas depois dos jogos do Brasil e de outros eventos também identificados como de grande relevância, tais como cerimônia de abertura e o jogo final.
Outro destaque da reunião está a antecipação em dois anos da linha de transmissão 230 kV Paranatinga– Canarana, com 275 km de extensão e da entrada em operação da subestação Onça Puma 230/138 kV, com capacidade instalada de transformação 200 MVA e antecedência de 18 meses.
A energia armazenada no final do mês de maio nos reservatórios foi de 42,5% para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste; 50,8% no Sul, 39,7% no Nordeste e 70,8% Norte.
Comentários
Postar um comentário