Entrevista com diretor da revista 1914 Paulo Veras

                                                                                  (Reportagem: Esdras Falcao/ Imagem: Klerton Pinheiro)

                             Paulo Veras: Publicitário e diretor executivo da revista 1914

Central do Sporting: Como é feita a política de escolha para estampar a capa da revista?

Paulo Veras:   A gente procura buscar algo que se seja destaque pro clube, por exemplo a capa da revista com Raul tem muito a ver com a questão da política atual do clube, de investir nas categorias de base, do alto investimento financeiro, que o clube fez comprando o centro de treinamento para que rendesse esse tipo de fruto, tanto fruto do atleta desempenhando dentro do campo com qualidade e o atleta como produto, que é o que acontece no futebol hoje no mundo inteiro, veja o caso do Neymar que acabou de ser vendido e eu vi a notícia de que o Manchester United está disposto a pagar um bilhão de reais para tirar o Neymar do PSG e levar para lá, então guardada as devidas proporções de cifras é a mesma coisa né, se falou aí extraoficialmente em uma possível ida do Arthur que é outro jogador formado na base do Ceará e hoje disputa a titularidade com Elton centroavante, para o Palmeiras que hoje é o clube mais investidor do Brasil, caso isso se concretize por que no clube não chegou nada de forma oficial,os valores podem já praticamente resolver o que foi investido lá no centro de treinamento por isso mostrar na capa da revista, nós mandamos essa revista para os clubes de série A e série B do Brasil e sempre que a gente viaja a assessoria leva e distribui, então isso mostra que a gente tem um atleta com capacidade técnica e da espaço para motivar os garotos que tem 11, 12 anos lá e ver um cara que treinou ali ou tava treinando no mesmo lugar que ele e está atento que hoje pode ser a capa da revista, então é pensado todo esse tipo de coisa ,tipo só o cara que fez o gol do título não é só isso, é também porque eu tenho que pensar em vender a revista nós já tivemos a capa de quando o clube ganhou de forma Invicta a Copa do Nordeste em 2015 a capa da edição foi o time levantando a taça.

Central do Sporting:    A revista é como uma propaganda do clube de se aproximar do torcedor ?

Paulo Veras: Não tenha dúvida é isso mesmo, veja que por isso a capa da revista número 2,( ainda não era a gente que fazia a edição), mas fazíamos parte da equipe, foi feita com o Tom Cavalcante na capa que é torcedor assumido do Ceará e que tem uma amplitude nacional, e a número 1 foi com Michel que era um jogador altamente identificado com um público, mas a 2 foi com o Tom, com esse objetivo de colocar e de fazer com que a revista seja reconhecido e conhecida fora do âmbito do Futebol do estado do Ceará.

Central do Sporting: Qual é estratégia para
  conseguir publicidade para a revista ?


Paulo Veras: 
Batendo de porta em porta, porque ainda é uma coisa que a gente quer mudar agora, porque também a questão do próprio clube que com capacidade de investimento permanecendo na Série A onde os valores que recebem de TV, onde o interesse por Patrocinar camisa aumenta pelas empresas, o clube tem o seu presidente, tem o seu diretor financeiro, eles tem como direcionar investimentos para outras áreas que não seja só o time de futebol porque repito torcedor ele só quer vê isso né, ele não está nem interessado em saber que o clube está adquirindo um milhão e meio de reais em equipamentos para área médica que vão potencializar uma boa recuperação para atletas, e que isso faz com que o atleta renda ainda mais, jogue mais e a Vitória fique mais próximo ele não entendi isso, do mesmo jeito é a revista então o objetivo é alcançar a marca de  4 edições anuais na hora que eu formatar concretamente e aplicar isso eu tenho como chegar na Ambev que já foi minha patrocinadora no início tá, patrocinava com a marca brahma e com a marca Guaraná Antarctica e outras grandes empresas para elas Patrocinar, hoje eu tenho patrocínios de ocasião fora os parceiros do Ceará ,Caixa Econômica, prefeitura, e isso é muito bom porque eu volto às pessoas e isso faz com que elas voltem a reconhecerem a revista como um canal de venda ,canal que atinge milhares de pessoas,e isso é indiscutível futebol, ele é tanto que atinge massivamente como heterogeneamente, você tem gente da classe A é classe Z  lendo a revista né, então hoje a gente tá montando algumas estratégias para potencializar esse lado comercial, a nossa ideia é que a edição de Dezembro será a 21 e  ela já esteja se pagando, porque esse produto ele não tem objetivo de angariar lucros, o lucro dele é um lucro de imagem do clube a gente avalia como positivo, todo o pessoal da comunicação e do marketing do Ceará avaliam como positivo e a gente quer que ele se pague que ele não gere ônus para o clube e o investimento é razoável e através de publicidade a gente conseguir bancar esse projeto .

Central do Sporting: Qual a importância do clube entrar de vez com o futebol feminino? 

Paulo Veras: É verdade ela tem uma importância muito grande, ela é uma exigência para que o clube esteja apta a participar do PROFUT, que é um programa que ele escalona ele renegocia dívidas que possam haver de tributos federais, mas para se beneficiar disso o clube tem que... é necessário que ele tenha algumas categorias,  que ele não tinha e o futebol feminino foi uma exigência para esse ano e o Ceará fez uma parceria agora e  tá finalizando aí pra que consiga disputar o campeonato de 2019, eu acho muito legal porque as mulheres sempre foram mais hoje é impressionante presença feminina no futebol em todas as áreas, e não tem porquê um clube com a popularidade do Ceará e se há essa possibilidade real não apoiar e não tá ali do lado também ,o grande debate que havia entre a diretoria e a gente era que de formar um time que pelo menos consiga competir a nível de igualdade com as mais tradicionais equipe de futebol feminino do Estado do Ceará, Caucaia por exemplo é muito forte inclusive já no cenário nacional
Central do Sporting:1-      Além da publicidade quais os desafios que a revista enfrenta ?
Paulo Veras:O grande desafio que a 191 4 enfrentou ao meu ver ela já venceu ,que foi ter o apoio dos mandatários do clube, a época do seu lançamento do Evandro Leitão, e hoje do Robson de Castro que é o atual presidente do Ceará, os dois apoiaram o Robson é um entusiasta da revista e apoia ,ele é um presidente que delega. Então faça, faça e isso eu achei que era o grande desafio, o clube já teve outras publicações no passado, mas publicações que não editava um número, às vezes 2, e morriam então havia até um preconceito muito grande e diziam ,cara vai ser mais um projeto que vai morrer, vai morrer e nós já estamos aí na edição número 18, é isso que nos causam um orgulho de fazer parte do projeto com muita gente mas uma satisfação muito grande, até por conta da nossa área que é  do jornalismo ,é mais um produto, aí já teve algumas pessoas que começaram e contribuíram e agora estão galgando os seus espaços .

Central do Sporting: Como você ver a divisão de cotas de tvs fora do Brasil ?

Paulo Veras: Outro dado para você ter uma ideia, eu estava vendo uma tabela da divisão de dinheiro no futebol inglês e o último colocado vai receber 97 milhões de euros, lá  existe a verba de televisão internacional, que ela é dividida equitativamente entre todos. Na Inglaterra o campeão foi o Manchester City, mas que recebeu a maior quantidade de cota de televisão foi o Manchester United, e isso se deve ao de número de TVs que tava ligada nos jogos daquele Clube, por exemplo é inegável que Flamengo e Corinthians têm as maiores torcidas nacionais, é justo que eles recebam igual que o Ceará, não, não é mas também é justo que seja um diferença tão grande, também não é ,por isso que a gente engatinha nas coisas. 

Central do Sporting: Você ver mudanças daqui pra frente em relação as cotas de televisão?
Paulo Veras: Existe a possibilidade, já houve para os clubes nordestinos uma mudança significativa a vinda da entrada do Esporte Interativo tá e da Copa do Nordeste e da estratégia de apoio aos menores Esporte Interativo fez para Através disso conquistar uma audiência que ninguém dava valor porque o grande ele queria te pegar com uma audiência mas porquê tu era digamos Ceará e Flamengo ou era Fortaleza e Corinthians ela não estava preocupado se era Ceará ou Fortaleza e sim de saber se era Flamengo ou Corinthians ,hoje não é assim tu assiste uma narração de um jogo da copa Verde Paysandu por exemplo e parece que os caras tão narrando a Final da champions tem que ser assim, porque a paixão é igual no mundo inteiro.

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