O 2º Seminário Água Innovation – Soluções e Inovação para a Segurança Hídrica começa nesta quarta-feira (20) e vai até a próxima quinta-feira (21) com o tema ‘Até 2030, o que esperar da gestão hídrica no Ceará?’. Aberto ao público, o evento será realizado na Federação das Indústrias do estado do Ceará (Fiec) e terá vasta programação.
Além do debate sobre o futuro das águas no Ceará, temas como dessalinização, novas fontes hídricas e saneamento também fazem parte da programação do Seminário. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site oficial do evento.
A solenidade de abertura terá início às 15h30 do dia 20, com o credenciamento começando às 13h.
A primeira palestra do evento ficará por conta do consultor e ex-diretor executivo da empresa israelense Sorek Desalination, Fredi Lokiec. O tema será ‘Soluções para a Segurança Hídrica (Dessalinização). A mesa será composta ainda pelo superintendente de Operação e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA), Joaquim Gondim, e da diretora de Mercado da Cagece, Cláudia Caixeta.
“Na ocasião, a Cagece irá mostrar como está sendo o processo de adaptação no cenário hídrico atual do Ceará. Serão também apresentadas as ações adotadas pela companhia, tais como reúso, combate às perdas e a importância da dessalinização para a diversificação da matriz hídrica do estado”, afirma Caixeta.
Ainda no primeiro dia do Água Innovation, Patrick Thomas (ANA) e Danielson Araújo (Codevasp) vão palestrar no Painel I, que traz o tema ‘Transposição do São Francisco: Como será a operação e que benefícios trará para o Nordeste’.
Participam do debate o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, e o presidente da Ceará Máquinas Agrícolas (Cemag), Carlos Prado.
Já na quinta, o presidente do Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon/CE), André Montenegro de Holanda, preside a mesa com o deputado estadual Carlos Matos que terá o professor da Jerson Kelman da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jerson Kelman, palestrando sob o tema ‘O que esperar da gestão das águas em 2030’.
Por fim, a ‘Agenda do Futuro das Águas no Ceará’ será tema da mesa que terá o coordenador do Ceará 2050 na Universidade Federal (UFC), José de Paula Barros Neto, e o Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC), José Sampaio de Souza Filho.
As palestras finais terão a participação do professor da UFC, Francisco de Assis de Souza Filho, do presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, e da diretora do Polo EMBRAPII de Inovação Fortaleza, Cristiane Borges.
SERVIÇO
Inscrições
www.institutofuture.com.br/seminarioagua
Data: 20 e 21 de junho de 2018 (quarta e quinta-feira)
Hora: 13h às 18h30
Local: Av. Barão de Studart, 1980. | Federação das Indústrias do Ceará (FIEC)
Comentários
Postar um comentário