O Parque Estadual do Cocó recebeu a “Oficina de Gestão Participativa das Unidades de Conservação ”. O encontro, com objetivo de capacitar gestores de UCs, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), aconteceu no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó, no último dia 19 de junho. O treinamento foi ministrado pela servidora e gestora de UCs, Izaura Lila Ribeiro. “Esta oficina é referente ao meu projeto de conclusão do terceiro ciclo do curso de Gestão Socioambiental do ICMBio, na Academia Nacional de Biodiversidade (AcadeBio), em Iperó, São Paulo, e do qual participo”, disse.
Isaura explica que está desenvolvendo o seu projeto de conclusão do curso de gestão e que na sua proposta de trabalho referente ao mesmo, propõe aplicar a “Oficina de Gestão Participativa: multiplicando saberes. “Eu estou multiplicando algumas técnicas e ferramentas participativas aprendidas no decorrer desse ciclo do curso. São duas oficinas diferentes: uma eu aplico direcionada aos membros do Conselho Gestor e a outra para os gestores estaduais de unidades de conservação”, explica.
AcadeBio
A AcadeBio é um espaço voltado para a promoção da conservação da biodiversidade por meio da construção do conhecimento pelo processo de ensino e aprendizagem e faz parte da estratégia definida pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), no sentido de propiciar ao quadro de servidores formação e capacitação continuada de acordo com as diretrizes institucionais, numa estrutura própria e adequada.
Pedra da Risca do Meio
Izaura Lila é a gestora do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. A UC está situada a 18km da costa, saindo do Porto do Mucuripe, e 33km de área, tem variações de 15 a 30 metros de profundidade, com flora e fauna extremamente ricas, com cardumes de peixes de 168 espécies, lagostas, moreias, esponjas, algas, golfinhos, tartarugas e tubarões. O acesso ao local só pode ser feito através de embarcações que partindo do Mucuripe levam em média 50 minutos para chegar a área.
Comentários
Postar um comentário