Museu inaugura exposição sobre a Copa do Mundo da Rússia e o universo das cédulas e moedas

Museu inaugura exposição sobre a Copa do Mundo da Rússia e o universo das cédulas e moedas

Mostra é interativa, e os visitantes poderão colorir painéis com grafismos tradicionais da cultura russa e participar de jogos sobre as bandeiras dos países participantes do torneio.
14/06/2018 17:54

Os visitantes do Museu de Valores do Banco Central poderão conhecer detalhes sobre as moedas utilizadas nos 32 países que irão participar da Copa do Mundo FIFA 2018. Com entrada gratuita, a mostra “Valores do Futebol”, inaugurada pelo BC, traz também informações sobre a história do esporte no país-sede do torneio neste ano, a Rússia; moedas comemorativas lançadas em homenagem a edições anteriores da competição e um painel que detalha quais cédulas e moedas estavam em circulação no Brasil nos anos em que a seleção canarinha foi campeã.

A exposição é interativa, e os visitantes poderão colorir painéis com grafismos tradicionais da cultura russa e participar de jogos sobre as bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo. “A mostra foi pensada principalmente para o público infantil, com textos, imagens e atividades descontraídas, mas com caráter informativo. A tendência dos museus atuais é oferecer aos visitantes uma experiência baseada na interatividade nas exposições”, explica Jorge Augusto Matsunaga, coordenador no Museu de Valores. 

 


“Queremos que as crianças curtam, explorem, se sintam desafiadas no espaço do Museu de Valores. Há um grande paredão com curiosidades sobre os países participantes, totens para colorir, moedas para decalcar e jogos com bandeiras e moedas. Os adultos também podem brincar”, afirma Eduardo Daniel de Sousa, chefe do Departamento de Comunicação do BC.  

Jussara Zottmann, do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do BC, afirma que o maior desafio foi reunir num conceito os três temas principais da mostra: moeda, Copa do Mundo e Rússia. “Durante a concepção, não podíamos esquecer que a exposição ocorre dentro de um museu numismático. O resultado é uma exposição repleta de elementos educativos, curiosidades, desafios e diversão. Esperamos que as crianças e as famílias possam curtir bastante e sair de lá tendo aprendido um pouquinho sobre os temas abordados.”


Serviço: 

Valores do Futebol
Em cartaz no Museu de Valores do Banco Central a partir de 12 de junho
Visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 18h - o acesso só é permitido até 30 minutos antes do horário de fechamento. Aberto no 1º sábado de cada mês, das 14h às 18h.




*É indispensável a apresentação de documento de identidade oficial com foto para acesso ao Museu, exceto menores acompanhados pelos responsáveis.

Comentários