SEMA participa de audiência pública sobre usos na área da Praia do Uruaú- Maceió, na APA da Lagoa do Uruau

alt
A secretária executiva da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Maria Dias, representando o titular da SEMA, Artur Bruno, participa na tarde de hoje (25/6), de audiência pública em Beberibe, sobre tema de interesse da gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa do Uruaú. Ela abre a audiência pública destacando a importância do debate e o consenso entre as partes interessadas. Na pauta do encontro, “impactos ambientais e os conflitos gerados em decorrência de usos da área da Praia do Uruaú- Maceió, em diferentes atividades”.
Participam do debate, que acontece no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), além da ,sociedade civil organizada local, a gestora da APA de Proteção Ambiental da Lagoa do Uruaú, Mayrla Maria Castelo Branco, a coordenadora de Biodiversidade e o coordenador de Desenvolvimento Sustentável, Doris Santos e André Pereira, da SEMA, representantes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), Detran, Semace, Cogerh e das secretarias de Turismo e Planejamento de Acopiara. Ordenamento, Zoneamento e Fiscalização são os objetivos específicos na proposta da secretaria de planejamento municipal de Beberibe para tratar a questão.
Audiência pública
“A audiência pública é um instrumento de diálogo estabelecido com a sociedade na busca de soluções para as demandas sociais. É um espaço de conversação aberto em busca de soluções para questões apresentadas pela comunidade. Ela propicia ao particular a troca de informações com o administrador, bem assim o exercício da cidadania e o respeito ao princípio do devido processo legal em sentido substantivo.”
APA da Lagoa do Uruaú
A Área de Proteção Ambiental da Lagoa do Uruaú é uma unidade de conservação de uso sustentável, que alia a preservação da natureza ao uso de parcela de seus recursos ambientais, desde que seja garantida a continuidade da biodiversidade e dos processos naturais da região. Criada em 26 de janeiro de 1999, pelo Decreto Estadual Nº 25.355, a APA possui 2.672,58 hectares. Sua vegetação local é diversificada, variando desde espécies de gramíneas até componentes arbóreos.
alt

Comentários