A previsão para o início do curso é maio de 2019. É a primeira instituição pública do Ceará a oferecer o curso.
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) vai oferecer o curso de graduação em terapia ocupacional. A previsão para o início da primeira turma é maio de 2019. O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana.
O Conselho Universitário da Uece aprovou, por unanimidade, no dia 5 de março, a criação do novo bacharelado. O curso já possui projeto pedagógico, orçamento para implantação e laboratórios para aulas básicas. A Uece é a primeira instituição pública do Ceará a oferecer o curso.
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional alerta que a ausência de uma instituição formadora no estado e de um profissional da área acarreta em problemas como:
- Aumento do tempo e custo de internações hospitalares;
- Maior probabilidade de sequelas físicas e/ou emocionais
- Contribuição para aumento nos índices de reprovação escolar, comprometimento do desenvolvimento infantil na primeira infância o que acarretará problemas na adolescência e vida adulta;
- Maiores possibilidades de quadros depressivos, demenciais e outras comorbidades crônico-degenerativas ou não, presentes na população idosa com o aumento no número de quedas, o que aumenta os custos em toda a rede de saúde e assistência social (medicação, internação, etc);
- Aumento dos índices de adolescentes cooptados para o mundo das drogas e da criminalidade; privação do bom prognóstico e possibilidades de independência e autonomia na vida de pessoas com deficiência e privação do desenvolvimento das habilidades e capacidades necessárias ao retorno à escola e ao trabalho, para adequada emancipação e participação social, entre outras.
Comentários
Postar um comentário