O prefeito Roberto Cláudio recebeu, na tarde desta quarta-feira (11/07), no auditório do Paço Municipal, 61 estudantes da Universidade do Arizona (EUA), que, por meio de parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), vieram à Capital conhecer os potenciais da Cidade. A iniciativa possibilitou, por meio de diálogo direto, a troca de experiências em diversos âmbitos.
Ex-aluno da instituição norte-americana, onde cursou mestrado e Ph.D em Saúde Pública, Roberto Cláudio apresentou aos alunos iniciativas exitosas desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza em setores prioritários, como Saúde, Educação e Mobilidade Urbana.
Na ocasião, o Gestor ressaltou a importância de investimentos voltados ao Ensino Integral. Implantada desde o início da sua primeira gestão, em 2013, a política já instalou 23 Escolas de Tempo Integral, estrategicamente distribuídas por toda a Cidade. 157 Centros de Educação Infantil fortalecem as ações voltadas ao aprendizado adequado das crianças fortalezenses.
Questionado pelos alunos sobre iniciativas de prevenção à violência, Roberto Cláudio dialogou sobre as polícias de juventude desenvolvidas em Fortaleza, a exemplo da Rede Cuca, que configura, por meio de três equipamentos similares, instalados em áreas vulneráveis da Cidade (Barra do Ceará, Mondubim e Jangurussu), oportunidades esportivas e culturais.
Os projetos e as intervenções inovadoras voltados à Mobilidade Urbana, que conferiram à Capital o Sustainable Transport Award (ou Prêmio de Transporte Sustentável, em tradução livre) também configuraram pauta do diálogo. Na oportunidade, Roberto Cláudio explicou que, desde 2014, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, tem investido em melhorias para fortalecer o transporte ativo e sustentável pela Cidade.
Dentre as iniciativas exitosas, destacam-se a implantação do Bilhete Único, de faixas exclusivas para os coletivos, além da reforma de terminais e pontos de parada, aplicativo de monitoramento em tempo real dos ônibus, equipados com ar-condicionado e wi-fi oferecem mais conforto e praticidade aos usuários.
Já a expansão da rede cicloviária em mais de 240% nos últimos cinco anos, além da disponibilização de quatro sistemas de bicicletas compartilhadas (Bicicletar, Bicicleta Integrada, Mini Bicicletar e Bicicletar Corporativo) oferecem mais opções de forma gratuita e estimulam o deslocamento e a saúde da população. O sistema de carros elétricos compartilhados, o VAMO, também ajudou a trazer a pauta da sustentabilidade para os veículos automotores, apresentando a nova tecnologia e o compartilhamento como opções alternativas e de baixo custo aos usuários. Aliadas à reorganização viária, com os binários, novas vias e corredores, o número de mortes no trânsito já é 35% menor do que no início da década.
Vannessa M. Kramer, reitora adjunta de programas globais da Universidade do Arizona, avaliou positivamente o intercâmbio de experiências intersetoriais. “Espero voltar anualmente. O plano é sempre voltar a Fortaleza, encontrar o prefeito Roberto Cláudio e trocar experiências dessa forma tão valiosa. Este é um lugar no mundo pelo qual sentimos amor”, finalizou.
Comentários
Postar um comentário