Abertura do Ciclo Carnavalesco 2020 reúne fortalezenses e turistas na Praça do Ferreira

litter, fantasias, cores, alegria e diversidade compuseram o cenário da Praça do Ferreira durante a abertura do Ciclo Carnavalesco 2020 da Capital. Na noite desta sexta-feira (24/01), ao som da Superbanda e do Bloco Luxo da Aldeia, fortalezenses e turistas deram as boas-vindas ao Pré-Carnaval realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. O evento conta com o patrocínio oficial da Skol Puro Malte.
Intitulado de “Fortaleza em Cantos e Cores de Chico”, o Ciclo Carnavalesco deste ano homenageia o artista Chico da Silva e visa à democratização de uma das maiores festas de rua da Cidade. Reunindo uma pluralidade de atrações musicais, as festividades seguirão em 12 polos oficiais até o dia 16 de fevereiro.
grupo toca num palco“O Ciclo Fortaleza 2020 confirma e consolida a ideia de que Fortaleza já é um dos grandes destinos para o Carnaval no Brasil. É um pré-carnaval longo, composto por diversas atividades. Isso representa o fortalecimento de uma política vitoriosa da gestão do prefeito Roberto Cláudio e a potencialização dos investimentos em cultura. Nós queremos que o Ciclo Carnavalesco deste ano seja extremamente atraente, simpático, agregador, de paz e de muita segurança”, informou o titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva.
Marcelo Góis, vocalista e produtor da Superbanda, descreveu a emoção de protagonizar a abertura da programação pré-carnavalesca. “Tocar no ciclo oficial pela segunda vez, para nós, tem sido a realização de um sonho. Eu participava do Carnaval de Fortaleza e me questionava se, um dia, subiria ao palco enquanto atração. Hoje, isso é realidade. A expectativa é a melhor de todas. Estamos com uma programação massa, que valoriza o artista local. A estrutura está muito boa. Será lindo”, declarou, destacando a atenção da banda em contemplar todos os públicos, trazendo, além de produções autorais, grandes sucessos da música nacional e internacional.
Homenageando Maria Bonita, a costureira Solange Pinduca confeccionou a própria fantasia. A foliã chegou cedo à Praça do Ferreira e elogiou a logística operacional promovida pela Prefeitura. “O Carnaval pede essa criatividade. Uma festa assim traz pessoas de vários bairros. O Centro da Cidade é acessível a todos, a festa é gratuita e oferece muita qualidade. Está tudo organizado, tranquilo, bom de se viver. O prefeito Roberto Cláudio está de parabéns”, ressaltou.
Esquemas especiais de trânsito, de fiscalização, de segurança e de transporte foram enriquecidos por ações preventivas e educativas. Equipes da Secretaria Municipal da Saúde estiveram presentes, promovendo ações de combate ao HIV/AIDS/DSTs por meio da distribuição de preservativos. A iniciativa seguirá por todo o período carnavalesco.
Antes de subir ao palco, Bruno Perdigão, organizador e músico do Bloco Luxo da Aldeia, garantiu que, neste período, um repertório variado animará foliões de todas as idades. “Em 2020, comemoramos 13 anos de Pré-Carnaval em Fortaleza. Para nós, é sempre uma honra. Nosso repertório, tradicionalmente, traz grandes sucessos de compositores cearenses. Buscamos, a cada ano, trazer uma novidade. Teremos novas canções incorporadas. Será muito bacana”, afirmou.
Movimentação do comércio ambulante
O intenso fluxo de pessoas animou Ivan Magalhães, vendedor ambulante, que deseja aumentar as vendas no período. “Trabalho aqui na Praça do Ferreira há muitos anos. Hoje, com a abertura do Pré-Carnaval, eu espero até triplicar as minhas vendas. Levarei uma grana a mais para casa porque trabalho com muita dedicação, alegria e amor”, disse.
Folia descentralizada
A distribuição das festividades levou, ainda nesta sexta-feira, animação e pluralidade musical a diversos bairros da Cidade.
O Mercado dos Pinhões reuniu foliões ao som de DJ Fish, Pedro Falcão e Sertônica e Os Alfazemas. Já o polo do Benfica contou com as apresentações do Bloco Turma do Mamão, de Calé Alencar e da Banda Bregaria.
Com informações Prefeitura de Fortaleza

Comentários