A importância de uma Assessoria de Comunicação


A assessoria de comunicação é formada por, pelo menos, um profissional de cada área da comunicação social, ou seja, jornalistas, publicitários e relações-públicas. O trabalho exercido por essa assessoria de comunicação é mais completo e aprofundado, por isso se torna necessário formar o Departamento de Comunicação da empresa. Dentre outros itens, devem saber quais são os pontos negativos da organização e tentar apresentar meios para solucioná-los, além de criar um ambiente harmônico entre os colaboradores, desde o cargo mais baixo ao caego mais alto da empresa. Os assessores de comunicação precisam ter conhecimento sobre as ações do Departamento de Recursos Humanos, saber direcionar as informações para os diversos públicos que abrange na comunicação interna e externa e ainda desenvolver campanhas e propagandas publicitárias.





Subdivisões 

Relações Públicas: trabalha com o fluxo de informação interno. Ou, em determinados casos, lidar com a comunidade externa imediatamente ligada ao assessorado (vizinhanças das instalações, comunidade acadêmica, classe profissional etc.). A função do Relações Públicas é cuidar da imagem pessoal ou institucional do assessorado, e elaborar produtos de Comunicação para circulação interna, como intranet, house organ, newsletter, informativos, murais, etc.. Pode também exercer funções de ombudsman. 

Assessoria de Imprensa: trabalha com informação jornalística, lidando com jornalistas, preparando press-releases (comunicados de imprensa) e procurando controlar (aumentar ou restringir) o fluxo de informação que é veiculado na mídia sobre o assessorado. 

Publicidade & Propaganda: campanha publicitária, comercial, anúncios, outdoors. 




O papel do assessor de imprensa no gerenciamento de crise de imagem

Dentro de uma instituição, empresa ou entidade é importante manter a boa relação com os veículos de comunicação, sejam eles impressos, virtuais ou eletrônicos. Para essa comunicação ser eficaz e ter credibilidade, o papel do assessor de imprensa é fundamental. Pela qualidade e constância do trabalho do jornalista, ele tende a levar até a mídia a postura da empresa e melhorar sua imagem, seus valores perante a sociedade em si. Tornam pessoas, personalidades, empresas, órgãos públicos, a serem vistos e bem lembrados.

O papel da assessoria também é fundamental em momentos de crise, pois quando uma empresa enfrenta um grave problema, a sua reputação está em risco. Mais do que isso, os seus resultados financeiros podem ser afetados como a redução das vendas, perda do valor de mercado, falta de credibilidade, investimentos jogados fora, altas indenizações e multas. Nesse momento, a comunicação é uma das ferramentas mais importantes para proteger os interesses das empresas e trabalhar para que a imagem das instituições seja recuperada. Por isso, o trabalho da assessoria de imprensa é peça fundamental para gerenciar a crise e talvez até solucionar o problema ou fazer com que ele seja esquecido.

A crise dentro de empresas e instituições acontece cada dia de forma mais veloz e constante. Se ontem era uma empresa farmacêutica com credibilidade, amanhã um erro na fabricação de um remédio pode atingir milhares de pessoas e colocar o nome da marca na lama, fazendo com que a empresa caia no descrédito. Mas, às vezes, nem é preciso errar para que se tenha o nome manchado publicamente.




A assessoria de comunicação pode ser entendida como uma das estratégias para facilitar a relação entre a imprensa e as empresas, organizações ou pessoas físicas. É ter um profissional capaz de gerenciar as informações relevantes e apresentá-las de forma atrativa para conseguir se destacar na imprensa diante de tantas novidades diárias, mas a assessoria de comunicação depende de um profissional responsável em apurar informações de seus clientes e transformá-las em conteúdo de interesse para os veículos de comunicação.



As assessorias de imprensa têm o objetivo de superar as expectativas de seus clientes e criar opções para que cada um deles possa escolher a estratégia mais adequada ao seu perfil, agilidade e criatividade são fatores importantes para compreender a evolução do mercado. Para acompanhar a rapidez das mudanças e o surgimento de novas tendências, as assessorias de imprensa elaboram projetos de comunicação personalizados de acordo com o perfil do cliente.



Para estreitar o relacionamento com a mídia, em especial com os veículos-chave para a empresa, é importante contar sempre com o auxílio de uma agência de comunicação especializada em assessoria de imprensa. Enfim, todas as organizações e profissionais devem estar cientes das diferenças entre as assessorias de imprensa e de comunicação, devem também saber da importância de ambas para o desenvolvimento da empresa em prol do sucesso.



Comentários