BC explica metodologia do Indicador de Custo do Crédito (ICC) divulgado pela instituição

https://edicao-www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/PublishingImages/Jornalismo%20Interno/Dstat/ICC/foto-nota-tecnica-icc.jpgO BC divulgou nota técnica que explica matematicamente a metodologia utilizada na construção do Indicador de Custo do Crédito (ICC), criado em 2017 para facilitar o acompanhamento do custo dos empréstimos bancários no país. O cálculo do ICC tem como referência o valor gasto para custear todas as operações ativas registradas no Sistema Financeiro Nacional (SFN), com base nas taxas de juros praticadas nos períodos de sua contratação. 

“A nota técnica apresenta em detalhes a concepção teórica do ICC e sua forma de compilação. Ela deve ajudar na melhor compreensão do Indicador, que vem contribuindo para ampliar as informações disponíveis sobre o custo do crédito no país. O ICC é publicado mensalmente para o conjunto das operações de crédito, com diversas desagregações, e também para cada modalidade, além de ser apurado seu spread”, explicou Fernando Rocha, chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central. O ICC passa a compor, também, o Relatório de Economia Bancária (REB), que será divulgado na terça-feira (12).

Ao contrário das taxas de juros das concessões, que se referem apenas ao custo das operações contratadas no mês de referência, o ICC e o spread do ICC incorporam no custo do crédito desse período as taxas de juros de todas as operações ainda ativas, qualquer que tenha sido o mês de sua contratação. Os dois conjuntos de indicadores apuram o custo das operações de crédito sob a ótica do devedor, considerando os pagamentos de juros e os encargos fiscais e operacionais decorrentes da contratação do crédito.

A nota técnica foi elaborada em conjunto pelas equipes dos departamentos de Estatísticas e de Pesquisas Econômicas do Banco Central.

Metodologia
A finalidade do ICC é estimar o custo médio, em um mês, que onera as famílias e as empresas que tenham tomado crédito no SFN. O cálculo do indicador leva em consideração a composição da carteira de cada modalidade de crédito, conforme as datas de contratação e suas respectivas taxas de juros.

Já o ICC de uma modalidade de crédito, em determinado mês de referência, corresponde à taxa média de juros das safras que compõem a carteira da modalidade – ou seja, que possuem saldos remanescentes –, ponderada pela participação dos saldos das diferentes safras. Por sua vez, o ICC de uma carteira composta por duas ou mais modalidades corresponde à média dos ICCs das modalidades, ponderada pelos respectivos saldos. 

Segundo Fernando Rocha, como a apuração do custo da carteira depende dos prazos das operações, isso implica uma significativa dificuldade operacional, por conta da grande heterogeneidade e da existência de contratos com prazos em aberto, tais como os do crédito rotativo. “Diante desse problema, o ICC afere o custo da carteira de crédito, em todas as suas modalidades, no mês. Essa abordagem possibilita cálculo e agregação simples e direta, com médias ponderadas pelos saldos, o que foi possível pela predominância de contratos de crédito com previsão de pagamentos mensais”, ressalta.

A fim de refletir o conceito de custo incorrido pelo tomador, as taxas utilizadas nos cálculos correspondem aproximadamente ao Custo Efetivo Total (CET). Além das taxas de juros, são incorporados todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito, tais como tarifas, seguros, tributos e outras despesas, com o intuito de refletir o custo efetivo para o tomador de crédito.

spread do ICC corresponde à diferença entre o ICC (considerado como a taxa de aplicação dos recursos) e sua taxa de captação. Esta última é igual à média das taxas de captação que foram estimadas para cada mês (que correspondem à taxa de captação de cada uma das safras de crédito), ponderadas pelas participações respectivas no saldo remanescente da carteira. Veja detalhes na nota técnica.

Agenda BC+
Com o objetivo de mensurar o custo médio atribuído à totalidade dos tomadores de crédito, complementando o conjunto das estatísticas produzidas sobre o tema, o Indicador de Custo do Crédito (ICC) e o spread do ICC foram desenvolvidos no âmbito da Agenda BC+. A redução estrutural e sustentável do custo do crédito, a partir de um conjunto de reformas microeconômicas destinadas a aumentar a eficiência e a produtividade do sistema financeiro e da economia, consta dos pilares SFN mais eficiente e Crédito mais barato. 

Comentários