Tecnologia: Aplicativos aproximam cidadãos da Gestão Hídrica do Ceará

TECNOLOGIA: APLICATIVOS APROXIMAM CIDADÃOS DA GESTÃO HÍDRICA DO CEARÁ

Os programas dão prognósticos quanto a previsões de chuva, medição de ventos, fluxo e refluxo de marés e volume dos reservatórios do Estado. Além da Funceme, a Cagece também disponibiliza sistema interativo que permite resolver, por exemplo, demandas de abastecimento de água e emissão de 2ª via de boleto.
A previsão do tempo, a medição dos ventos ou os índices de radiação são informações que podem ajudar a planejar a rotina. Associados à tecnologia, os dados tornam-se ainda mais precisos e úteis. Programado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o aplicativo Funceme Tempo permite o acesso a todas essas noções climáticas, com monitoramento próximo ao real. Além deste, outros três programas fiscalizados pelo órgão também conferem informações relacionadas a condições atmosféricas.
De acordo com o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, o Funceme Tempo informa as previsões climáticas não só para Fortaleza, como para os outros 183 municípios cearenses. Os relatórios, segundo ele, permitem o acesso a análises de até três dias consecutivos. “Isso dá uma visão de maior escala, de quais sistemas meteorológicos estão atuando e onde eles provocam precipitações, por exemplo”, cita.
Além do Funceme Tempo, outro software é acompanhado pela fundação, mas com foco nos 153 reservatórios estratégicos do Ceará, monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh): o Portal Hidrológico. O app é uma versão mobile do site homônimo. Assim como no endereço eletrônico, o programa mostra informações atualizadas dos níveis e da vazão de cada reservatório do Estado.
Outros dois softwares gerenciados pela Funceme também consolidam informações significativas quanto a condições meteorológicas. O Funceme Marés&Luas, por exemplo, disponibiliza dados de marégrafos da Marinha do Brasil, como fluxo e refluxo das marés no entorno dos portos do Mucuripe e Pecém. “O aplicativo é útil para quem faz esportes náuticos, praticados próximo à costa”, indica Eduardo Sávio. Mensagens sobre as fases da lua também são disponibilizadas semanalmente no programa.
Já o Calendário de Chuvas mostra os índices pluviométricos de quaisquer municípios cearenses, além de informes sobre as bacias hidrográficas do Estado. “Diferentemente do Funceme Tempo, o Calendário mostra o monitoramento dos 549 postos pluviométricos cearenses. Esse último mostra quanto choveu das 7 horas da manhã do dia anterior às 7 horas da manhã do atual dia”, explica o presidente da Funceme. “Os quatro aplicativos permitem que os cidadãos acompanhem não só o nosso trabalho de monitoramento, como todo o perfil climático do Ceará”, destaca Sávio.

CAGECE

E para quem procura resolver demandas com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) de forma fácil e rápida, a companhia disponibiliza sistema de atendimento online, por meio do app Cagece Mobile. O aplicativo permite ao cidadão um contato mais direto e instantâneo com a companhia: é possível, por exemplo, registrar ocorrência de falta d’água, vazamentos, além de denúncias de buracos e fraudes – podendo acompanhar o andamento do atendimento pelo próprio app ou por e-mail. Além disso, o sistema permite a emissão de 2ª via de boleto e traz informações sobre lojas de atendimento, tarifa de contingência e dúvidas frequentes.

Comentários