Entrevista com Fabrício Manini ex zagueiro de Ceará e Fortaleza

                                   Postagem de Esdras Falcao 13/09/2018 às 20:45

Fabrício Manini,nasceu em Água Boa MT, tem 37 anos com passagens por clubes como: Rioverdense/GO, Real do Ituitaba/MG, Rio Preto/SP, Anápolis/GO, Mogi Mirim/SP, Anápolina/GO, Estrela/ES, Unaí/MG, Gama/DF, América/RN, Ceará/CE e Fortaleza/CE

Resultado de imagem para zagueiro fabricio manini cearasc

Entrevista com Zagueiro Fabrício Manini, na entrevista o ex jogador de Ceará e Fortaleza nós contou um pouco sobre a sua carreira, o acesso em 2009 com o Ceará, a passagem pelo Fortaleza e os projetos para o futuro confira a seguir a matéria completa:



Blogesdrasfalcao: Fale um pouco do início da sua carreira.

Fabrício: O início da minha carreira foi muito difícil, fui fazer teste em Rio Verde/Goiás, consegui ser aprovado, o clube atravessava um momento delicado financeiramente , mas persisti e consegui me profissionalizar e com boas atuações no profissional fui abrindo portas em outros clubes.

Blogesdrasfalcao: Quais os clubes que você já jogou:

Fabrício: Eu passei por vários clubes, Associada Atlética Rioverdense /Goiás , Real Clube Itumbiara /Goiás, Anápolis Futebol Clube /Goiás, Associação Atlética Anapolina /Goiás, Atlético Rioverdense /Goiás, Rio Preto /Sp, Mogi Mirim /Sp , TCW /PR, Estrela Do Norte/ Es, Unaí Esporte clube/ Mg, Gama Distrito Federal, América Futebol Clube /RN, Ceará, Oeste /Sp, Fortaleza, Guarani Sobral, Botafogo Paraíba

Blogesdrasfalcao: Quais os seus projetos para o futuro?

Fabrício: Para o Futuro pretendo exercer alguma função no futebol, seja como Comissão Técnica ou Dirigente. 

Blogesdrasfalcao: Você voltaria a jogar pelo Ceará ou Fortaleza?

Fabrício: Hoje é complicado pela idade , já não consigo a acompanhar o ritmo dessa garotada (risos).

Blogesdrasfalcao: Qual a importância de Ceará e Fortaleza para a sua carreira?

Fabrício: São dois clubes Gigantes no futebol brasileiro, tive o privilégio de jogar nos 2 e foi maravilhoso, no Ceará conseguimos ganhar tudo, um acesso q era tão esperado pelos torcedores e vivi o momento mais especial da minha carreira marcando o gol do acesso, foi incrível cada momento, no Fortaleza não conseguimos alcançar nossos objetivos mas foram maravilhosos todos os momentos, Tenho muitos Amigos no Clube e o respeito da Torcida.

BlogesdrasfalcaoFale um pouco sobre a sua passagem no futebol cearense.

Fabrício: Minha passagem no futebol cearense foi incrível, consegui conquistar títulos, acesso, vaga em Sulamericana, cheguei numa semi final de copa do Brasil, mas o mais importante pra mim e ter conquistado o carinho e o respeito desse povo que Amo e Admiro muito isso marcou demais.

Blogesdrasfalcao: Você aceitaria voltar ao Ceará em uma outra função?

Fabrício: Voltar ao Ceará como treinador ou dirigente é o meu pensamento, que futuramente pretendo voltar ao meio do futebol em alguma dessas funções. Agora, a questão de voltar o Ceará, vai depender muito de eu ter uma oportunidade né, a diretoria  confiar novamente no meu trabalho em outra função. Mas, eu primeiramente pretendo fazer alguns cursos, me aperfeiçoar né na função que eu escolhi exercer, ou seja, na parte da comissão técnica ou dirigente, mas a questão de voltar ao Ceará isso aí vai depender mais de quem estiver administrando o clube futuramente,  mas com certeza será um prazer exercer alguma função dentro de um clube que eu conquistei tantas coisas.

Blogesdrasfalcao: Como você lhe dar com o carinho das duas torcidas?

Fabrício: Eu costumo dizer que eu sou um jogador privilegiado né, porque eu tive a oportunidade de jogar nos dois grandes clubes do Estado, tanto Ceará como Fortaleza e eu consegui ter o carinho das duas torcidas, eu sempre procurei tanto na época que eu estava no Ceará e Fortaleza respeitar as duas torcidas, e quando eu assinei o contrato com o Fortaleza da mesma forma, eu acho que nós somos profissionais né, e isso acaba acontecendo na carreira do jogador, às vezes acaba jogando no rival, mas eu acho que o mais importante de tudo é você sempre procurar ter respeito, acho que a rivalidade ela tem que ficar ali dentro de campo né, você procurar sempre fazer o melhor pelo clube  que você tá defendendo e respeitando o torcedor, a entidade que você está enfrentando, então eu acho que é por isso que eu consegui conquistar o carinho das duas torcidas, aí eu tenho um respeito muito grande pela torcida do Ceará e também pela torcida do Fortaleza, então eu acho que isso aí foi um fator Positivo né, eu sempre procurei fazer o meu melhor no clube que eu estava defendendo e respeitando né o adversário, respeitando a sua torcida, acho que isso foi um dos pontos positivos aí que eu tive na minha carreira e no futebol Cearense.



                                

                         "Eu acho que eu fui um escolhido por Deus 



               
Blogesdrasfalcao: Como foi fazer o gol do acesso contra a Ponte Preta? Como foi essa alegria?

Fabrício: Falo para todo mundo assim, "eu 
acho que eu fui um escolhido por Deus cara", era um acesso tão sonhado pelo torcedor do Ceará cara, tanto tempo ali sonhando e acompanhando o clube durante tantos anos,  sonhando com essa oportunidade de disputar uma primeira divisão. E eu tive a felicidade essa benção de conseguir fazer o gol do acesso, eu me lembro eu até comentei em uma matéria que que eu fiz na TV vozão eu me lembro que um jogo antes, eu acabei dando um passe muito forte no meio de campo e esse passe resultou no contra-ataque, nós jogamos contra o guarani no Castelão e já tínhamos a oportunidade de ter conquistado o acesso, e esse passe meu devido também a irregularidade do gramado do Castelão acabou de ficar dificultando meu domínio e o do próprio Michel, e acabou acontecendo que o guarani acabou marcando o gol né, fazendo 2 a 1 contra a gente no Castelão, no finalzinho nós conseguimos empatar com João Marcos Mas, esse resultado não conseguiu confirmar a gente na primeira divisão e devido a esse lance eu fiquei muito chateado, durante a semana o PC (Paulo César Gusmão)  conversou comigo né, mas percebeu que eu estava chateado e conversou comigo veio até a mim durante o treinamento e perguntou o que estava acontecendo, e eu falei para ele que quero a oportunidade de conquistar do acesso e ele falou Deus tem coisas maiores para você, você é um cara muito importante aqui dentro do clube pela sua liderança, pela sua amizade que você tem com todos os jogadores, o respeito que você tem de todos os jogadores, isso marcou muito para mim né e no dia do acesso, no dia do gol do acesso quando eu fiz o gol é uma coisa tão engraçado que eu não me lembrei, já vem na minha cabeça no momento que eu fiz o gol na minha cabeça nem escutei, tanto é que eu comemoro com a torcida e depois você for reparar no vídeo eu vou apontando para o PC, justamente por causa disso, que eu lembrei desse momento, mas foi o momento mais especial da minha carreira, você conseguir marcar um gol do acesso me dá uma alegria gigantescas, torcedor  que nos acompanhou durante toda a série B ele tanto nos momentos de dificuldade quanto nos momentos de alegrias também, então foi um momento único. Ali momento mais especia,l só agradeço a Deus por ele ter me escolhido para esse momento.

Blogesdrasfalcao: E o Fortaleza você acha que ele consegue o acesso?

Fabrício: O fortaleza, ele vem fazendo uma uma campanha Extraordinária na série B né, até surpreendente porque é o primeiro ano aí  que retorna né a série B né, então o Rogério Ceni é um cara experiente, um cara já  que tem muita bagagem no futebol, então vem fazendo trabalho magnífico a frente do clube, e eu acho que o Fortaleza praticamente já está na Série A né, só se acontecer uma catástrofe para o Fortaleza não subir, porque ele vem fazendo uma campanha de  muita regularidade.

Blogesdrasfalcao: Você está acompanhando o Ceará na Série A?

Fabrício: Estou acompanhando campeonato da série A claro, principalmente o Ceará né, campeonato muito difícil ,um campeonato que não tem jogo fácil. E o Ceará ele começou a competição muito mal, não conseguiu manter uma estrutura da série B para série A, então acho que isso dificultou um pouco no início da competição, mas com as contratações que foram feitas e com a chegada do Lisca eu tenho visto uma melhora muito grande, a equipe vem conseguindo manter um padrão de jogo, vem conseguindo pontuar né, que era o  mais importante, e o que eu tenho visto de mais difícil assim que eu tenho sentido no caso da equipe do Ceará é quando ela tem que se propor ao jogo né, ela tem que procurar o jogo quer dizer ela tem que agredir o adversário, então a equipe encontra uma certa dificuldade que ela acaba deixando espaço para o adversário, mas quando ela se propõe somente a se defender e jogar por uma bola a equipe tem feito muito bem esse papel, a gente tá aqui na torcida né.



Blogesdrasfalcao: Na sua opinião a estrutura dos clubes cearenses melhorou comparado a sua época? 

Fabrício: Com certeza a estrutura dos clubes melhoraram, melhorou muito eu pego uma referência com o Ceará, que na minha época quando eu cheguei em 2008, o Ceará passava por um momento financeiro muito delicado o Evandro Leitão tinha acabado de assumir, então pegou o clube com muitas dívidas trabalhistas, salários atrasados e eu me lembro quando eu cheguei em 2008 aí a gente tinha dificuldade até  nos treinamentos, o Evandro tinha acabado de assumir tava procurando organizar a casa, então tinha dias que faltava até material treinamento, e com muita luta muito sacrifício o Evandro conseguiu organizar o clube, colocar as dívidas trabalhistas em dias, ele conseguiu melhorar muito né o Ceará, em termos de estrutura. E também com o acesso a  para série A isso facilitou bastante né, começou entrar mais dinheiro de Patrocínio, televisão, então isso ajudou muito mas com certeza os os clubes se estruturaram muito. Na época em que joguei no Fortaleza o clube também estava iniciando essa parte de estruturação, mas hoje quando eu vou capital aí eu visito os clubes tanto Fortaleza como Ceará a gente já observa que melhorou em termos de estrutura, em termos  de condições né para os atletas desenvolver o seu trabalho, e isso melhora o rendimento tanto nos treinamentos como nos jogos, então eu acho que os dois clubes estão no caminho certo, não só os dois eu acho que o Ferroviário também agora vem vem procurando melhorar a sua estrutura, vem procurando dar condições melhores ao jogadores e comissão técnica, então eu acho que isso é importante você tem que procurar sempre tá acompanhando essa evolução né, que todos os clubes estão procurando fazer.


Blogesdrasfalcao: Quem é o seu maior ídolo?

Fabrício: O meu ídolo maior seria o meu irmão, eu sempre procurei me espelhar nele, ele sempre foi um cara muito batalhador desde novo, sempre lutou muito, se dedicou muito, para nos ajudar em casa, é um cara que nunca mediu esforços para contribuir com a nossa família e ele sempre será a minha maior referência, ele é com certeza o meu ídolo maior, e ele não é só um irmão para mim, mas como um pai e é meu espelho do dia a dia.

Blogesdrasfalcao: Como era o dia adia no clube em 2009 no ano do acesso?

Fabrício: O dia a dia nosso no clube era maravilhoso cara, é como eu citei anteriormente você não tem nem como você falar que era um grupo de amigos era uma família mesmo né Todo mundo se respeitava, todo mundo procuravam ajudar o outro, então isso foi importante isso nessa caminhada para o acesso né, era uma família mesmo tanto é que até hoje a gente mantém um grupo no whatsapp, aí que a gente mantém contato com com todos, então eu acho que não precisa de uma prova maior do que isso né, completar 9 anos aí em novembro e a gente mantém contato, a gente conversa todos os dias, então para você ver o tanto que esse grupo era unido é até hoje né na verdade.

Blogesdrasfalcao: Na sua opinião quem é o melhor zagueiro em atividade no Brasil?

Fabrício: Para mim, hoje o melhor zagueiro em atividade no Brasil é o Geromel do Grêmio, eu acho que ele está atravessando um momento muito bom, é um  zagueiro que sabe se posicionar muito bem, tanto nas bolas defensivas, como nas bolas ofensivas, e tem uma boa recuperação, boa antecipação, então acho que na minha opinião hoje é quem está na fase melhor jogando no Brasil. 

Blogesdrasfalcao: Você mora em que cidade hoje?


Fabrício: Hoje eu estou morando em Unaí Minas Gerais, é uma cidade do interior de Minas, que fica próximo à Brasília, uma hora e vinte, uma hora e meia de Brasília e hoje eu estou morando aqui.

Mensagem para a torcida de Ceará e Fortaleza 


Resultado de imagem para torcida ceara x fortalezaFabrício: O recado que eu deixo para a Torcida do Ceará é que eu tô estou no momento na torcida, acompanhando o Ceará na Série A, torcendo muito para que ele consiga permanecer né na Série A,a gente sabe da dificuldade da competição dos obstáculos que tem pela frente, são equipes aí grandes e qualificados e que tem um investimento muito maior né mas eu acho que com a união do grupo, comissão técnica, diretoria e a torcida isso é fundamental, eu acho que a torcida do Ceará ela  faz a diferença então acho que é importante todos estarem juntos aí para que a gente possa né conseguir esse objetivo principal que é permanecer na série A. E o ano que vem procurar fazer um investimento maior, aí para conquistar objetivos maiores também dentro da competição né, meu recado é isso aí união aí de todos aí para que a gente possa conseguir permanecer na série A.


Imagem relacionadaFabrício: O meu recado para torcida do Fortaleza é que eles continue a incentivando né o time,vendo uma campanha maravilhosa né é claro que que vai acontecer alguns tropeços aí, mas isso é normal, mas que a torcida do Fortaleza consiga continuar apoiando e incentivando, ela que vem fazendo lindos espetáculos aí  na na série b, lotando estádio então continue assim e que o Fortaleza consigo esse acesso. É como eu falei anteriormente eu acho que para o futebol Cearense e para torcida cearense. Seria maravilhoso aí os dois clubes na Série A ,no clássico-rei na Série A eu faria questão de acompanhar de perto, para ver essa grande festa que eu tenho certeza que o Ceará e Fortaleza na Série A Será uma grande festa,  para dar inveja e nesses Clube do Sul sudeste.

O blogesdrasfalcao.blogspot.com, agradece ao Fabrício Manini pela entrevista concedida ao portal.












A imagem pode conter: Esdras Falcao, sorrindo, barba e close-up
             
               Postado por Esdras Paz Falcao Cavalcante
              Jornalista
              Coluna: Esportes
              Email: falcaoesdras20@gmail.com
              Produção e Edição de conteúdo :Esdras Falcao 








A imagem pode conter: Thiago Rocha, óculos


Postado por Thiago Rocha
Jornalista
Coluna: Esportes
Email: thiagorochajornalismo@hotmail.com


  




Comentários