Entrevista com o técnico de futebol Sérgio Soares


                      Postagem de Esdras Falcao unho/Agosto 2018: Londrina-PR

2014: Ceará-CE
Dezembro/2014 a Outubro/2015: Bahia-BA
Sérgio Soares nasceu em São Paulo (SP), tem 51 anos com passagens por clubes como: Santo André, Juventus, Grêmio Barueri, Ponte Preta, Altetico Paranense, São Caetano, Paraná, Avaí, Cerezo Osaka (Japão), Ceará, Bahia, São Bernardo, Goiás e Londrina.





Entrevista com o teinador Sérgio Soares, na entrevista o técnico fala de sua passagem pelo futebol nordestino, fala da seleção brasileira, dos treinadores de futebol e etc. 
Confira a seguir a matéria completa:







BlogEsdrasFalcao: Pra começar fale um pouco do inicio de sua carreira como treinador


Sérgio Soares: Iniciei minha carreira como treinador em 2004 no Santo André, onde joguei a Copa do Brasil. O Santo André foi campeão em cima do Flamengo no Maracanã, naquele jogo memorável, com o título mais importante da história do clube nos seus 51 anos. Naquele período, eu joguei aquela Copa do Brasil e durante competição recebi o convite do presidente, Jairo Livo lis falecido, do Celso Luiz de Almeida e Sérgio do Prado para fazer parte da comissão. São supervisores, coordenador ou algo desse tipo. E... naquele mesmo momento no  jogo contra o Guarani, o Ferreira saiu e o Péricles Chamusca assumiu na sequência. Como o Chamusca tinha seu o auxiliar João Marcelo, que tinha uma ação judicial contra o Santo André. O presidente não permitiu que o Chamusca levasse o seu auxiliar, e estourou no clube e eu acabei ficando como auxiliar do Chamusca onde nós fizemos uma parceria bem bacana porque conhecíamos os atletas e o Chamusca estava chegando e eu passei tudo pra ele. Nós estreamos contra o Palmeiras empatando em três a três, no Bruno José Daniel. Onde nós fizemos três a três e fomos para o jogo da volta no antigo Parque Antártica, hoje é o Allianz. Onde a gente perdia por 4 a 2, e conseguimos empatar 4 a 4, consequentemente avançarmos na competição. Assim começou minha trajetória. Pós o título da Copa do Brasil, o Chamusca foi para o São Caetano, e eu comecei a dirigir a equipe do Santo André em 2004 onde nós tínhamos perdido doze pontos. Naquele momento no campeonato caiam seis, o Santo André era o penúltimo, e conseguir livrar a equipe desse perigo descenso. Já na última rodada contra o Santa Cruz em Recife, estávamos quase classificando levei o Betinho para ser meu auxiliar. Hoje é o treinador do Confiança. Assim iniciou-se minha carreira como treinador em 2004 no Santo André onde é um clube que eu sou extremamente grato. Pela oportunidade me deu.  Por essa caminhada toda. Com o Santo André fui campeão da série A2, subir da série B para série A do Campeonato Brasileiro. Chegamos a final do Paulista contra o Santos. O Santos de Neymar, Ganso, Robinho, que tinha um grande time e fizemos um grande jogo. Onde a gente poderia ter conquistado o título paulista. Passei por Juventus (SP), que é o clube por onde iniciei como um atleta. Mas passei como treinador por duas oportunidades, trabalhei no Barueri (SP) por duas oportunidades, trabalhei também na Ponte Preta em 2009. No São Caetano, no Paraná Clube, retornei ao Santo André em 2010. Fizemos este belo campeonato acabei de citar. Sair do Santo André e fui para o Atlético Paranaense, onde nós brigamos pela Libertadores até a última rodada entrando no lugar do Carpegiani que veio do São Paulo.

BlogEsdrasFalcao : Em 2012 você esteve no Japão como treinador do Cerezo Osaka, além de ter jogado no País, o que você aprendeu ou trouxe para acrescentar a sua filosofia de um jeito de jogar tão diferente do nosso?

Sérgio Soares: Na oportunidade que eu trabalhei com o Cerezo, eu joguei no Japão em 96 retornei ao Japão em 2012 como treinador com Cerezo Osaka. Eu vi uma grande diferença do peíodo que joguei para o período quando passei a ser comandante do time. O futebol japonês tinha um futebol brasileiro como uma referência enquanto eu jogava 96 nesse período. Quando eu retornei ao Japão em 2012 eu percebi que o futebol brasileiro já não era mais a referência desse futebol japonês. E sim, o futebol europeu, Alemanha, Inglaterra eram os que os japoneses estavam tendo como referência para seu futebol local. Ou seja, futebol de muita velocidade, futebol de muitas ações da parte tática, de transições, de organizações completamente diferentes que na oportunidade que a nós exercíamosno Brasil. Isso ficou muito claro na minha passagem por lá. Ao retornar ao Brasil, fui ver alguns jogos que hoje têm mais clubes jogando com velocidade. Em 2012 não. Neste ano tinham alguns clubes jogam, trabalhavam com essa velocidade, no caso do Atlético-MG, do próprio Atlético-PR, que eu me recordo... Na oportunidade, que eu lembro fui vê alguns jogos, no Canindé, se eu não me engano... Portuguesa e Coritiba, que além tidão, transição ofensiva era absurda. Isso foi uma coisa que eu trouxe para o meu trabalho. Trabalhar velocidade, intensidade e assim nós conseguimos levar para o Ceará. O Ceará conseguimos fazer com muita velocidade, com organização e acabou se transformando em um grande time 2014 e, batemos o Inter em Porto Alegre, ganhamos do Botafogo no Rio, fomos tetracampeão cearense, tricampeão da Supercopa do Ceará. O acesso ficou muito próximo. Mas a equipe teve uma desenvoltura muita boa durante a competição e isso fez com que eu trouxe do futebol japonês a velocidade, intensidade e organização que tinha muito naquela oportunidade.

BlogEsdrasFalcao : Você teve duas passagens pelo Ceará, a primeira foi muito bem, terminou o campeonato da série B na 7° colocação e a um ponto do 4° colocado, além de sagrar-se campeão cearense , e da copa dos campeões cearenses de 2014, levou o time a final do nordestão perdendo para o sport.No seu Retorno em 2016 já não foi tão bem, não conseguiu tirar o time da série B e não renovou. 



Sérgio Soares: Tive duas passagens pelo Ceará. A primeira começou em 2013 de agosto, onde nós chegamos. O Ceará era o primeiro fora da zona de rebaixamento, a três pontos e conseguimos uma ótima recuperação, mas mudando o jeito do time jogar. Trouxe o Ricardo para função de segundo, o João Marcos era o primeiro, o Rogerinho pelo lado esquerdo e o Lulinha na ponta do losango, o Magno e o Mota na frente. O time tinha identidade e velocidade. Nós conseguimos superar alguns adversários, nos credenciando a brigar pelo acesso até a última rodada em 2013. O bom trabalho que nós fizemos conseguimos renovar o contrato até 2014. Foi a grande temporada que ganhamos a Supercopa Cearense, ganhamos o tetracampeonato estadual. Ganhando do nosso rival, o Fortaleza. Nos dois jogos de muita intensidade. Fizemos uma bela Copa do Brasil batendo o Internacional em Porto Alegre, e em Fortaleza. Batemos o Botafogo no Rio, com possibilidade de passar as quartas. Tivemos um bom desempenho na Série B virando o primeiro turno em primeiro lugar, pela desenvoltura da equipe, ofensividade, intensidade, organização, transição e tudo aquilo que eu acredito que precisa ser aplicado em um time de futebol. Chegamos a final da Copa do Nordeste. Perdemos para o Sport em Recife, por 2 a 0, e não conseguimos tirar a diferença em Fortaleza onde o jogo foi 1 a 1. Mas, eu acredito fizemos uma bela campanha. Pois deveríamos ter merecido um resultado e coroado com um resultado positivo. Ou seja, o título por que a torcida merecia. Na Série B, caminhamos, não chegamos por uma razão ou outra. Em outubro, a equipe teve muitas ausências de alguns atletas importantes, que acabou saindo do G-4 e ocasionou a minha demissão. Retornei ao clube em 2016 na qual vivia um momento muito difícil. Recebi o convite do presidente, Robson de Castro, e atendi prontamente pelo qual tenho um carinho muito grande por esse clube, e pelo torcedor. Voltamos ao Ceará conseguimos novamente recuperar a equipe. Começou a se recuperar no decorrer do campeonato. Trabalhos na série B não avançamos para uma série A. O jeito mais um pouquinho diferente de jogar. Trabalhamos mais com duas linhas, que tinha dois grande jogadores, o Felipe de um lado e o Wescley do outro. O padrão de jogo que nós adotamos foi o mesmo ofensividade e agressividade. A equipe continua dessa forma. Tivemos o artilheiro do campeonato, foi o Bill naquela oportunidade em 2016. Mas infelizmente não conseguimos o acesso que era o objetivo máximo. Mas foram duas passagens que eu guardo com muito carinho.

BlogEsdrasFalcao : Você acha que o Ceará permanece na Serie A? 

Sérgio Soares: Pelo que o Ceará vem jogando, e o Lisca fez o time se achar, organizou a equipe. A equipe está competindo dentro dos jogos e isso faz com que Ceará se fortaleça, se credencie a permanecer no Campeonato Brasileiro da Série A. Venceu um jogo importante no Rio, contra o Flamengo, ganhou do Corinthians em casa, fez um grande jogo contra o São Paulo no Morumbi dentro da sua proposta. Vejo que o Ceará está numa crescente. Quando você está crescente no momento do campeonato caminhando da metade do segundo turno para o final. É evidente que você tem muita possibilidade de permanecer, e eu acredito que pelo Ceará vem apresentando tem grande chance de permanecer.


BlogEsdrasFalcao : Como foi ser vice campeão paulista com o Santo Andre em 2010 ?

Sérgio Soares: Ao iniciar um campeonato você entende-se que, chegando com uma equipe como um Santo André numa final de um Campeonato Paulista. O primeiro momento é que, para chegarmos uma final já é algo muito prazeroso. Mas no decorrer do campeonato o que fizemos na competição. Nós ficamos atrás do Santos. O Santos foi o melhor ataque. O Santo André foi o segundo melhor ataque da competição. Então, a final do campeonato já estavam os dois melhores. E eu digo que nos dois jogos que fizemos contra o Santos nós tivemos apenas um dos vinte minutos do primeiro tempo do jogo de ida que o time santista foi melhor, e acabou ganhando a primeira partida por 3 a 2. Mas o Santo André sempre foi um adversário que enfrentou a equipe santista de igual para igual. Fizemos um grande jogo no jogo da volta. Tivemos um gol mal anulado por parte da arbitragem, e que esse gol nos daria o título. Eu digo que estou satisfeito pela campanha fizemos, mas frustrado pelo fato de nós ter perdido o título no qual a teríamos condição de ganhar e fomos prejudicado naquela oportunidade pela arbitragem. O trabalho foi excelente. Todos os atletas sairão para grandes clubes. O Cicinho foi para o Palmeiras. O falecido Gil foi para Ponte Preta depois saiu foi para o Coritiba. O Ale foi para o Atlético-MG. O Rodriguinho que foi artilheiro foi para o Fluminense, o Carlinhos foi também para o time das Laranjeiras. O Bruno Cesar foi para o Corinthians e o Branquinho foi para o Atlético-PR. Ainda tínhamos o Rômulo foi posteriormente para o Cruzeiro, depois foi jogar na Juventus (ITA). Nós tínhamos um elenco qualificado, por isso, nós chegamos aonde chegamos e poderíamos ter conquistado o título por que nós jogamos bola para isso. O Santo André se apresentou muito bem ao longo da competição. Então, eu tenho como um pouco de frustração porque pelo que aconteceu na final, mas sabendo que durante todo o campeonato nós conseguimos aplicar conceitos o qual eu acredito que time tem que ter posse de bola para ser agressivo para buscar resultado. Fica aqui minha lembrança de um grande trabalho que foi feito em 2010.

BlogEsdrasFalcao : Você se considera um treinador defensivo ou mais ofensivo? Qual a sua formaçao tatica preferida? 

Sérgio Soares: Considero como um treinador que para vencer você precisa atacar e é isso que me considero como um treinador com um apetite de querer vencer. Lógico que não perdendo a organização defensiva que você tem o equilíbrio. Mas sempre buscando atacar o adversário e isso te deixa muito próximo dos resultados. Formação tática preferida, o 4-4-2 com losango no qual mais gosto. Mas hoje se trabalha-se muito no quatro-quatro e os dois com duas linhas. Dependendo dos atletas que você tem tendo trabalhar dessa forma que é a formação mais gosto. Porém, o 4-1-4-1, você tendo jogadores de velocidade pelo lado chegando é um sistema também me agrada muito, que eu posso aplicar nas minhas equipes.

BlogEsdrasFalcao : Você pensa em treinar alguma seleção ? 

Sérgio Soares: Eu penso dirigir uma seleção. Não só um seleção mas também uma seleção de Copa do Mundo. O trabalho, vou me preparando  em busca do conhecimento. Há 14 anos como treinador. O meu pensamento, o meu sonho é buscar esse objetivo. É dirigir uma seleção dentro de uma Copa do Mundo. Acho que o treinador tem pensar dessa forma, trabalhar firme no seu clube, alcançando os resultados, os títulos e credenciar a chegar um dia este momento. E eu trabalho muito para isso, vou continuar trabalhando, vou continuar buscando o conhecimento e me preparando para quando o momento chegar eu estiver preparado.

BlogEsdrasFalcao : No início da sua carreira você se espelhou em algum treinador ? Se sim qual foi ? 

Sérgio Soares: Eu tenho duas referências no futebol. O primeiro é o Candinho pela forma que ele trata os seus comandados. O Candinho é minha referência neste sentido. Me subiu para o profissional do Juventus (SP), me levou para Al Jihad da Arábia Saudita. A maneira como ele comandava seu grupo, por respeito, por postura e foi algo que me chamou a atenção, que eu trago pela minha carreira. O outro é o Vanderlei Luxemburgo, que dá forma como ele trabalha, monta os times. Foi treinador do Palmeiras em 96. Tive a oportunidade de trabalhar com ele. É um cara que tem um apetite ofensiva, gosta de seus times que procure jogar futebol e procure fazer resultado. Então, é um outro profissional que eu tenho como referência. Os dois da qual num segmento mas são profissionais que realmente eu olhei, observei e trago comigo alguma coisas desses profissionais. Um pela postura, pelo jeito de comandar, o outro pela vivacidade na parte tática, percepção, mexer na sua equipe e entender o jogo do adversário. Então, esses dois profissionais são a minha referência, o Candinho e o Vanderlei Luxemburgo.


 "O futebol nordestino é delicioso. O torcedor é extremamente apaixonado, carinhoso".


BlogEsdrasFalcao : Quais lições você tira de suas passagens pelo futebol nordestino ?

Sérgio Soares: O futebol nordestino é delicioso. O torcedor é extremamente apaixonado, carinhoso. A minha passagem pelo Ceará e Bahia fui bem tratado ambas as torcidas, especial a do Ceará que tenho um enorme carinho. O torcedor nordestino gosta de time que joga para frente que, bota, dá privilégio a marcação, a bloco baixo, e quer que seu time ataque. É um povo apaixonado. É um povo que tem o maior carinho e trata da maneira possível. Cobra como todas as torcidas cobram. A lição que eu tenho do futebol nordestino é que, eles gostam que chute e me ataque e é isso que eu faço. Meu time ataque e busque sempre o equilíbrio, buscando sempre fazer a alegria do torcedor.
 
BlogEsdrasFalcao : O que você acha do futebol nordestino? 

Sérgio Soares: Eu vejo o futebol do Nordeste como uma força imensa, você pega os clubes, todos eles têm um enorme torcidas que comparecem os estádios. Eu joguei no Naútico, então conheço um pouco de Recife. Tive oportunidade de trabalhar no Ceará e no Bahia, e de jogar contra vários clubes. Em Maceió, CRB, CSA, e em São Luis, contra o Sampaio; na Paraíba. Você consegue vê que todos têm potencial, têm torcida. Só que precisam um pouco mais é se organizar para que sejam um região forte. Você vê tem Ceará forte, Sport forte, Bahia forte, Vitória forte e você vai em Recife tem dois times Santa Cruz e Naútico que tem potencial para crescimento, tem torcedor, tem camisa, tem história. Vai em outras regiões em Maceió, que tem CRB e CSA, que tem a campanha boa que o CSA vem fazendo e infelizmente, o CRB não está bem. O CSA subiu da Série C para Série B, e já está pleiteando uma Série A então tem potencial. O futebol do nordeste tem muita força mesmo. Ah, se todas as equipes da região se organizarem um pouquinho mais com certeza vão trilhar um lindo caminho que já fez Bahia, como já fez o Vitória, como fazem o Ceará e o próprio Fortaleza tem sua história, que ficou um tempo na Série C. Por isso, gosto de trabalhar na região do nordeste que me atrai por que eu sei que o torcedor em geral gostam que seus times jogam para frente.

BlogEsdrasFalcao : Você acha q os treinadores deveriam ser mais unidos para mudar essa dança das cadeiras dos treinadores?

Sérgio Soares: Eu acredito que, essa união já vem acontecendo com essa nova geração de treinadores junto comigo, Vagner Mancini, Jorginho, Chamusca, Péricles Chamusca.  Então, já que pelo menos nos vemos conversando mais em função de nós vemos reunidos. No Rio de Janeiro, eu fazia em Teresópolis às licenças dos cursos. Você acaba se encontrando, conversando bastante, trocando muitas informações. Os treinadores a maioria deles estão todos, como Rogério, Ney Franco, Eduardo Baptista, Betinho o treinador do Confiança, e inúmeros treinadores que estavam por lá. Isso você acaba conversando. Você tem treinadores que estão na Série A, no caso do Jair, Zé Ricardo, o Jorginho, que estava no Vasco e saiu. O Guto, Chapecoense. Então, algum.. o Claudinei que está no Paraná. Bom, todos estes treinadores acabam se conversando que, já mudou nesse sentido, é evidente que precisa mudar mais. É importante que acabe com essa coisa em que, a cada três jogos no Brasil se perdeu você é mandado embora. Assim, nesse sentido os treinadores estão mais unidos, mais focados, para que isso possa mudar e o treinador tenha condições de trabalhar, dá continuidade no seu trabalho para que possa vir o resultado que é bom para todos, o clube, torcedor. Acredito que nós estamos no caminho para que isso venha a acontecer, e daqui a pouco os treinadores vão se fortalecendo. Não acredito que vai a ser a curto prazo, ou acho que a longo médio... mas acredito que estamos no caminho para que isso venha diminuir consideravelmente o que venha a acontecer dentro do futebol brasileiro.

BlogEsdrasFalcao : Você pretende ainda trabalhar fora do Brasil ? 

Sérgio Soares: Sim. A intenção ainda é trabalhar fora do Brasil. Pretendo trabalhar fora sim. Como tem gente trabalhando para isso, eu acredito que como tem gente para isso tenho vontade de trabalhar fora, e também tenho ideia de voltar a trabalhar no futebol japonês essa é minha intenção. Acho que é importante o profissional ter essa experiência fora do país e eu já tive. Mas eu quero voltar algumas vezes trabalhar fora.

BlogEsdrasFalcao : O que você acha dessa nova geração de treinadores ?

rgio Soares: Os profissionais estão aí muito capacitados, vocês veem ai o Fábio Carrile, Jair, Zé, Roberto Valentim e o Odair no Inter, os treinadores capacitados. Isso é importante para o futebol brasileiro. Treinadores que estudam muito o jogo. Montam suas equipes realmente na parte tática, com compactação. São profissionais que estão buscando seus espaços, encaminhando e acredito que tenha espaço pra todos. Nessa nova geração está chegando forte, especialmente, para o crescimento do futebol brasileiro junto com o do povo já está ai na estrada há muito tempo e sem descarta nunca o pessoal demais de experiência, no lugar de Felipão, Abelão, Vanderlei muita experiência de que tem muito a sugar desse pessoal.

BlogEsdrasFalcao : Hoje a CBF oferece cursos para técnicos de futebol, qual a sua opinião sobre esses cursos ?

Resultado de imagem para sergio soares clubesSérgio Soares: Os cursos da CBF são de muita qualidade. Eu tô indo pro meu quarto ano, vou terminar a licença pró. Comecei na licença A. Realmente, é um curso onde teve um salto de qualidade a cada ano. No ano passado foi muito bom, ano retrasado também. Teve uma evolução gigantesca, acho que é importante você ter conhecimento,  importante você a agregar e é isso que o profissional tem que fazer, que a CBF está te proporcionando a fazer. Ganho de conhecimento. Têm profissionais palestrantes vindo de fora também importante, mas não acho que devemos abrir mão dos nossos profissionais já estão a mais tempo aqui na estrada para vir da a palestra como é o caso do professor Carlos Alberto Parreira, que já teve no curso dando palestra, o Renê Simões... Vanderlei esteve , o Abelão que não foi, mas também foi cotado a dar uma palestra. Então, é importante sim a você a agregar conhecimentos, você vai trocando ideal também com outros treinadores tem essa a proximidade que é importante entre os profissionais em benefício de muito exclusivamente do futebol brasileiro. Acredito que o curso é extremamente válido eu tô dizendo porque eu faço e conheço bem o que está sendo aplicado pelos profissionais que organizam os cursos e tal... o professor Osvaldo, Mauricio que organiza estão cada vez melhorando ainda mais para que a gente tenha essa oportunidade, esse grande conhecimento e por parte possamos aplicar no nosso trabalho do dia a dia.

BlogEsdrasFalcao : Muitos dizem que os treinadores ' da velha guarda' estão ultrapassados, que precisam se reciclar em cursos na e Europa onde estão os melhores do mundo. O que você acha desse pensamento? Concorda? Discorda?

Sérgio Soares: Eu comentei até já... acho que os treinadores da velha guarda não pode ser descartado não pelo contrário são profissionais que podem agregar. A gente vê o Felipão... a chegada do Felipão o quanto o Palmeiras evolui, e vem brigando em três competições. O Vanderlei é outro profissional que, também está no mercado que poderia está trabalhando porque tem capacidade. Aliás, os treinadores eles têm que buscar conhecimento, que é o que eles têm que se fazer com todos. Agora, você pode ir para Europa sim. O Felipão mora em Portugal, já está na Europa. Vanderlei já teve um ou outra oportunidade viajando que a gente ficou sabendo. Então, eles também estão buscando conhecimento, e viu que está sendo jogado e sendo feito. Eu acredito que, a gente pode observar e é o caso deles também. Se jogando na Europa e, não evitar... adaptar toda a cultura de que é o futebol brasileiro tendo isso e acredito que eles saibam isso também. A capacidade deles é de altíssimo nível, mas nunca é demais de você buscar ampliar seu conhecimento e é isso que escuto, vejo em relação a esses treinadores da velha guarda eu penso na minha opinião são topes.

BlogEsdrasFalcao : E como você vê a seleção brasileira pós copa, se Tite vem fazendo um bom trabalho e mereceu continuar a frente da canarinho. 

Sérgio Soares: Penso com relação a seleção... eu na minha opinião particular eu achava que a seleção deveria se reapresentar apenas em Janeiro para dá uma tirada de foco, já se preparando para a Copa América e sim, vai ser um campeonato de onde vai ser de muita pressão pelo qual será no Brasil em função de não termos chegado a final da Copa do Mundo. Vai ter uma pressão maior. Eu vejo que o Tite está fazendo um grande trabalho sim. Apesar de não ter ganhado, não levado a Copa do Mundo. Mas é como eu sempre digo que, nem sempre o trabalho não pode ser pautado pelo resultado. Com Tite não ganhou então o trabalho é ruim. Não. Não é isso. Lógico que, hoje ele está mais experiente. Já viveu uma Copa do Mundo. Viveu emoções. Viveu situações às quais agora daqui para frente não será mais novidade para ele. Já vai saber como lhe dá que é assim que acontece. Você só tem experiência vivenciando no caso do Tite foi isso. O trabalho dele  é muito bom na minha opinião. Fez bem a CBF ter dado continuidade e agora a gente espera que os resultados de conquistas venham e não é só bom para o Tite mas para todos nos profissionais, treinadores. Especialmente, no mercado externo e os treinadores desenvolvendo bem, eles passam ater uma abertura nesse mercado tão concorrido como é o mercado externo.

O BlogEsdrasFalcao agradece ao Sergio Soares pela entrevista concedida ao no nosso blog!











A imagem pode conter: Esdras Falcao, sorrindo, barba e close-up
             
               Postado por Esdras Paz Falcao Cavalcante
              Jornalista
              Coluna: Esportes
              Email: falcaoesdras20@gmail.com
              Produção e Edição de conteúdo :Esdras Falcao 








A imagem pode conter: Thiago Rocha, óculos


Postado por Thiago Rocha
Jornalista
Coluna: Esportes
Email: thiagorochajornalismo@hotmail.com

  









Postado por Esdras Paz Falcao Cavalcante
Jornalista
Coluna: Esportes
Email:leonardopleal@outlook.com
Produção e Edição de conteúdo :Leonardo Leal


Comentários