Biodiversidade: Parque Estadual do Cocó realiza oficina inicial para elaboração do plano de manejo



Foi realizada no auditório do Centro de Referências do Cocó, em Fortaleza, a Oficina de Início do Plano de Manejo do Parque Estadual do Cocó. O encontro, um dos mais importantes nas etapas dentro do processo de construção do mesmo, contou com a participação de integrantes do Conselho Gestor, representantes do Fórum Permanente pela Implantação do Parque do Cocó (Fórum Cocó), de diversas instituições dos setores público e privado, e de comunidades tradicionais, além de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e de policiais do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPM).
O encontro foi aberto pelo titular da SEMA, secretário Artur Bruno. Ele destacou a importância do plano. “Um documento que vai nortear a gestão das ações para consolidação do Parque Estadual do Cocó”, disse. “Vai ser feito um diagnóstico e se definir o que deve ser realizado para que a unidade de conservação (UC), cumpra os seus objetivos”, completou. A empresa Arcadis é a consultoria contratada para coordenar os trabalhos da oficina e do Plano de Manejo como um todo.
“Em julho, o plano estará pronto”, informou Bruna Pasquini, consultora da Arcadis e coordenadora das oficinas. Ela destacou que a criação do Cocó está alinhada ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e que a categoria do parque é de Proteção Integral, “Tem como objetivo basilar, a preservação de ecossistemas naturais de grande beleza ecológica e cênica”, informou. Disse ainda, que o plano “deve estar disponível” para todas as pessoas. “Os conselheiros, por exemplo, devem trazê-lo debaixo do braço”, brincou. Os trabalhos iniciados às 8h da manhã, se estenderam até o final da tarde. Os participantes também realizaram atividades de campo.
Plano de Manejo
De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) – Lei nº 9.985/2000, o plano de manejo é um documento técnico, obrigatório, fundamentado nos objetivos gerais da área protegida. Estabelece o zoneamento e as normas que devem nortear o uso e o manejo dos recursos naturais da mesma. O SNUC também define todos os critérios e normas para a criação, implantação e gestão das UCs em todo o território nacional.
Parque do Cocó
Localizado nos municípios de Fortaleza, Itaitinga e Maracanaú, o parque ocupa uma área de 1.571,29 ha, com extenso manguezal e dunas milenares em seu entorno, o que faz do mesmo o maior fragmento verde da Capital, o maior parque natural urbano do Norte/Nordeste e o quarto, da América Latina.
Com informações Sema

Comentários