Ciclo Carnavalesco reúne foliões na Praça da Gentilândia

mulher cantando com banda em cima de palco
     
Ercília Lima foi uma das atrações da Praça da Gentilândia nesta sexta-feira (07/02)
O Ciclo Carnavalesco 2020 chega ao terceiro fim de semana movimentando foliões em 12 polos espalhados pela Capital. Ao som de uma pluralidade de artistas locais, fortalezenses e turistas seguem celebrando o Pré-Carnaval de forma alegre, inclusiva e democrática. Na noite desta sexta-feira (07/02), a Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, foi palco de diversas apresentações. Calé Alencar, Ercília Lima e Os Transacionais comandaram a animação.
Após alguns dias de chuva em Fortaleza, Luana Braga chegou ao local da festa ainda sob a luz do sol. Devidamente produzida, a arquiteta e musicista, acompanhada dos amigos, detalhou a importância do período carnavalesco em sua trajetória. “Carnaval, para mim, é tudo. É vida. É muito massa. E o pré-carnaval já vai promovendo a folia, a alegria que a época propõe. A Prefeitura oferece vários polos e possibilita que as pessoas curtam diversas atrações na mesma noite, perto das suas casas. Isso é muito positivo”, avaliou.
Antes de subir ao palco, a cantora e percussionista Ercília Lima, autodeclarada amante e aprendiz da cultura afro, indígena e popular, destacou as múltiplas referências inseridas em seu repertório. “Estou trazendo um show ligado à cultura popular. Dançaremos ao som de muito maracatu, coco e samba. Será muito diverso. Estou muito feliz em participar do Ciclo Carnavalesco e faço um apelo para que o respeito seja protagonista deste e de todos os polos”, declarou.
Esquemas especiais de trânsito, de fiscalização, de segurança e de transporte foram complementados por ações preventivas e educativas. Equipes da Secretaria Municipal da Saúde estiveram presentes, promovendo ações de combate ao HIV/AIDS/ISTs por meio da distribuição de preservativos. A iniciativa seguirá por todo o período carnavalesco.
O engenheiro agrônomo Thiago Sales, acompanhado do filho José Arthur, conferiu as atrações desta sexta-feira e elogiou a logística operacional estabelecida pela Prefeitura de Fortaleza. “Vim conhecer e estou feliz com a estrutura. Sinto-me tranquilo em estar aqui com meu filho. A descentralização da folia é importante para democratizar a festa”, disse.
A vendedora ambulante Lúcia Leite registrou um aumento significativo de suas vendas no período pré-carnavalesco e espera potencializá-las até o último dia de Carnaval. “Estou com esperança de que, a cada fim de semana, a renda e a alegria aumentem, dupliquem e até tripliquem”, estimou sorridente.

Folia descentralizada
A distribuição estratégica das festividades levará, ao longo deste fim de semana, animação e pluralidade musical a diversos bairros da Cidade.
Ciclo Carnavalesco 2020
Com o tema “Fortaleza em Cantos e Cores de Chico”, este ano, o Ciclo Carnavalesco presta uma homenagem ao artista Chico da Silva pela sua importância na história das artes plásticas em Fortaleza e pela comemoração de seu 110º aniversário.
A iniciativa é realizada da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), com patrocínio oficial da Skol Puro Malte.

Comentários