ARTIGO: PARTE 2 - MÍDIAS INDEPENDENTES E OS NOVOS RUMOS DO JORNALISMO



 O presente estudo tem como objetivo analisar a importância da mídia independente para o jornalismo e as novas oportunidades de mercado para os profissionais. A pesquisa tem como finalidade, dar acesso a novos rumos do jornalismo para o profissional da comunicação e, apresentar os desafios enfrentados na economia e convergência das mídias. Este artigo traz como metodologia a pesquisa qualitativa e bibliográfica. Foi utilizado de análises em referenciais bibliográficos como livros, artigos, teses, revistas, pesquisas datadas em jornais e web sites sobre a mídia independente. Desse modo, através dos estudos realizados considera-se que os profissionais da comunicação estão cada vez mais focados em realizar um trabalho independente dentro do jornalismo, sendo assim compreende-se que a internet é o principal caminho, basta buscar por meios corretos. Considera-se, também, que a mídia independente está ligada com a parte social e ética da profissão que buscam pela melhoria da categoria e incentivo ao profissional da área ter sua própria mídia. Além de notar-se que, a mídia independente caminha junto à tecnologia proporcionando novas oportunidades no mercado de trabalho. 

Parte 2 - CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS

É no momento em que os veículos de comunicação estão cada vez mais aderindo o espaço na internet, podemos chamar de convergências midiáticas. O novo momento das tecnológicas designaram um novo conceito a informação que no meio da comunicação chamamos de produção, veículos, consumo e geradores de conteúdo. Para Santaella (2004), o principal ponto do aumento das tecnologias digitais é a computação, pois, a nos possibilita realizar convenção de textos, sons, imagens e vídeos, onde tem uma linguagem que todos possam compreender.

Segundo Castells (2011), no início dos anos 2000 houve um aumento significante na convergência das mídias tecnológicas como a internet e a comunicação virtual, com isso houve um crescente número de acessos à internet, passaram a buscar mais informações no meio digital. É possível visualizar esse crescimento nos dias atuais, já que temos facilidade de ter acesso à internet e recursos como o Wi-Fi, 3G, 4G, etc.

Desse modo, as pessoas buscam informações por meio das mídias sociais, esse fator fortalece o trabalho do jornalismo independente. Conforme Castells (2011), os próprios veículos chamados tradicionais estão a usar novas plataformas como Blog, Twitter, Facebook, Instagram e Youtube, pois, são os canais de comunicação mais utilizados na atualidade para interagir com o público. Sendo assim, a convergência consegue fazer uma definição e transformar os meios tecnológicos e mercadológicos. (CASTELLS,2011)

A convergência ela ocorre entre o individual de cada consumidor e faz interações um com o outro. Dito isso, o autor Castells (2011) afirma que:

O processo de digitalização é um grande avanço para as mídias pois pode ser manipulada, editadas, reproduzidas e gravadas digitalmente e isso se dá pela convergência das mídias. E o principal e mais importante é que é divulgação das informações virtualmente, hoje todo o mundo pode se conectar em buscas da informação m um processo conjunto com a tecnologia e a cibercultura. (CASTELLS, 2011, p.11)

Segundo Torturra (2016), atualmente, estamos a viver um momento bastante importante na política do Brasil, a imprensa brasileira precisa ser capaz de trabalhar com essa complexidade. Entretanto, enquanto a impressa precisa buscar por alternativas para o atual contexto brasileiro, onde todos querem trazer a informação primeiro, isso pode acarretar repercussão de notícias falsas as quais prejudicam, principalmente, a imprensa tradicional e a imprensa independente, essa crise tem uma importante atividade Pública.

A imprensa tem uma importância considerável na complexidade que a mídia está a viver, o papel do profissional é passar a informação correta e com credibilidade, atualmente existem muitas notícias falsas circulando, desse modo, é papel do profissional evitar essa situação. (TORTURRA, 2016

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